Caim está vivo?

Caim era filho de Adão e Eva, os primeiros humanos da Terra. Caim teve sua oferta recusada por Deus, pois a ofereceu sem fé e contrariando os mandamentos de Deus (Hebreus 11:4) [1]



O pecado de Caim é muito mais grave do que parece num exame superficial. Caim "recusou o conselho maior" (Moisés 5:25), "irou-se (...) e não deu ouvidos à voz do Senhor, nem de Abel, seu irmão, que andava em santidade" (Moisés 5:26), fez um pacto secreto com Satanás para matar seu irmão e obter lucro, se tornando Maã, o pai das combinações secretas (Moisés 5:29-31), assassinou seu irmão justo (Moisés 5:32) - e gloriou-se nisto (Moisés 5:33).

Por ter cometido tais pecados - inclusive o pecado imperdoável (D&C 132:27) - Caim foi chamado Perdição, sendo afastado para sempre da presença do Senhor, sem esperança alguma de salvação (Moisés 5:24 e 41). Ele também foi amaldiçoado - se tornando fugitivo e vagabundo (Moisés 5:36). O Senhor colocou um sinal em Caim para que não fosse morto (Moisés 5:40).

Devido a este versículo (Gênesis 4:15), que diz que foi colocado um sinal em Caim para que não fosse morto, alguns pensam que Caim se tornou imortal. As pessoas que acreditam nisso usam uma história mencionada no livro "Milagre do Perdão", do Presidente Spencer W. Kimball, para reforçar sua tese. O Presidente Kimball no capítulo nove trata dos mais sérios pecados - "o ponto onde não há retorno", e menciona o caso de Caim. Então cita um livro sobre a vida de um dos primeiros apóstolos de nossa dispensação, o Elder David W. Patten. O Elder Patten contou uma história pessoal, que mais tarde foi escrita por Abraham O. Smoot e colocada no livro. O irmão Patten estava cavalgando certo dia quando encontrou um sujeito peculiar, alto, nu, peludo, com a pele escura - que disse não ter casa, vagar pela Terra. Acrescentou que fizera todo o possível para morrer, mas sem sucesso - e que tinha a missão de destruir a  alma dos homens. O Elder Pattten repreendeu o personagem,em nome do Senhor - e ele o deixou de imediato ("O Milagre do Perdão", pg. 127-128)

Aparentemente o presidente Kimball acreditava que esse personagem se tratava de Caim, e poderia ser mesmo. Mas isso não significa que Caim era um personagem de carne e ossos, preso na mortalidade por maldição. E eis as razões:

1- Deus não disse que Caim não morreria, mas que se fosse morto haveria uma consequência ruim para o assassino - sofreria sete vezes a vingança. Perceba, portanto, que Caim podia morrer - morrer de fome, doença e velhice - e até mesmo podia ser assassinado - mas aquele que fizesse isso sofreria muito.

2- Permanecer mais tempo na Terra exige uma transformação chamada "transladação" - e isso ocorreu com João, o Amado e os três nefitas. Sempre que isso ocorre nas escrituras os personagens são justos e tem o desejo de permanecer na Terra para cumprir a vontade de Deus (João 21:22, 3 Néfi 28:4-12, 25-32, 36-40). Caim não era justo, e não há nenhum indicio de que tenha sido transladado.

3- Caim recebeu o mesmo nome de Satanás - foi chamado Perdição. Isso significa que ele se tornou semelhante ao diabo e seus dêmonios, por ter cometido o pecado imperdoável, sendo afastado da presença do Senhor [2]. Se Satanás tem o poder de aparecer e manipular elementos (Moisés 1:12-23), certamente seus seguidores podem fazer coisa semelhante - aparecendo diante de nós. Caim, após deixar a mortalidade, deve ter continuado a vagar pela Terra procurando o mal - afinal é isso que fazem o diabo e seus servos (Jó 1:7). Caim pode ter ido tentar e procurar atrapalhar o trabalho do Élder Patten, mas não como um ser imortal de carne e ossos, mas como um ser de espirito, que era miserável em todos os sentidos - e que não pudera, na mortalidade, se livrar de seu castigo - e após morrer permanecia imundo com seu espírito eterno - sem chance de desfazer o mal que praticara.

4- Pedro é muito claro ao dizer que apenas oito almas humanas sobreviveram ao dilúvio (1 Pedro 3:20). Essas oito almas eram: Noé e sua esposa, os três filhos de Noé e suas esposas. Não há indicação de que Caim tenha sobrevivido ao dilúvio - se tivesse Pedro estaria errado - e Deus também seria um mentiroso, pois Ele disse que destruiria todos a iniquidade, limpando a Terra (Gênesis 6-7). Na realidade nem sabemos se Caim ainda estava vivo quando Noé começou a pregar.

Assim, embora alguns membros da Igreja possam acreditar que Caim esteva vivo como ser mortal, a maioria não acredita isso. Não existe nenhuma citação dos profetas afirmando isso. Caim é um triste exemplo do que acontece caso prossigamos na rebeldia e pecado.


Notas

[1] O Profeta Joseph Smith explicou: "Pela fé nessa expiação ou plano de redenção, Abel ofereceu a Deus um sacrifício que foi aceito e que consistia nas primícias dos rebanhos. Caim ofereceu os frutos da terra e não foi aceito, porque não pôde fazê-lo com fé; ele não podia ter fé, ou seja, não podia exercer uma fé contrária ao plano do céu. Era necessário o derramamento do sangue do Unigênito para se realizar a expiação do homem, pois esse era o plano de redenção e sem o derramamento de sangue não havia remissão. E como o sacrifício foi instituído como símbolo pelo qual o homem reconheceria o grande Sacrifício que Deus havia preparado, não era possível exercer fé no oferecimento de um sacrifício contrário a esse, porque a redenção não foi adquirida dessa maneira, tampouco o poder da expiação foi instituído segundo essa ordem. Consequentemente Caim não podia ter fé; e tudo que não é da fé, é pecado. Mas Abel ofereceu um sacrifício aceitável, por meio do qual obteve o testemunho de que era justo, sendo que o próprio Deus deu testemunho de suas dádivas" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, pg. 51)

[2] A s escrituras explicam quem são os filhos de perdição e qual será o seu destino:

  1. Satanás e uma terça parte das hostes celestiais que o seguiam se tomaram filhos de perdição (ver D&C 76:25-30, 29:36-3 8; Apocalipse 1 2 : 7-9; II Pedro 2:4; Judas 1 :6 ) .
  2. Os que na mortalidade conheceram o poder de Deus, e que Dele participaram, depois negaram a verdade e desafiaram o poder de Deus, também serão filhos de perdição (ver D&C 76:3 1 -3 2).
  3. Os que negam o Espírito Santo após tê-lo recebido, crucificando a Cristo em si mesmos, não terão perdão, e serão filhos de perdição (ver D&C 76:34-36; Mateus 1 2:3 1 -32).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mórmons são testemunhas de Jeová?

Os mórmons são polígamos? Eles casam com mais de uma mulher?

O que é Liahona?