Como é escolhido o novo Presidente da Igreja?

Com o falecimento de nosso amado Profeta, o Presidente Thomas Spencer Monson, presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um novo presidente deverá assumir o mais elevado cargo do Reino de Deus na Terra. Neste artigo explicarei como a sucessão acontece.

O Presidente da Igreja é o Apóstolo Sênior – ou seja, o portador do sacerdócio que possui por mais tempo o ofício de Apóstolo. É o profeta de Deus para o mundo todo – e detêm todas as chaves necessárias para salvação da família humana. Ele é o líder máximo da Igreja, e age sob a direção e inspiração direta do Senhor Jesus Cristo.



O apóstolo mais antigo em tempo de chamado (não necessariamente me idade), que hoje é o presidente do Quorum dos Doze Apóstolos, o Presidente Russell M. Nelson, será o próximo Presidente da Igreja. Não há mistério nisso. Essa é a maneira que o Senhor determinou. Não é necessário eleição, não é preciso uma revelação especial, nem mesmo é necessário voto da Igreja. E dois motivos básicos explicam isso:

  • Primeiro: o fato de todos os apóstolos serem também profetas, videntes e reveladores - e possuírem todas as chaves e autoridade. Todavia, essas chaves só podem ser utilizadas em sua plenitude quando um deles se torna o apóstolo sênior.
  • Segundo: uma revelação especifica dada pelo próprio Senhor Jesus Cristo, como explicarei a seguir, ao contar um pouco da História da Igreja.

O primeiro Presidente da Igreja, após a Restauração do Evangelho neste últimos dias, foi Joseph Smith. Ele foi um líder notável. Porém, foi assassinado jovem - em 1844, quando ele tinha apenas 38 anos de idade. O controle e direção do Reino de Deus foi dado ao Quorum dos Doze Apóstolos, de acordo com a vontade do Senhor. O Presidente dos Doze, na época era Brigham Young, guiou a Igreja para o oeste dos Estados Unidos.

Mais tarde, em 27 de dezembro de 1847, vários anos após a morte do Profeta Joseph Smith,  Brigham Young foi apoiado como segundo Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Brigham Young presidiu a Igreja por muitos anos, e em 4 de setembro de 1877, o Quorum dos Doze voltou a Presidir a Igreja, pois o profeta faleceu. O Presidente deste Quorum era o Élder John Taylor. Depois de três anos, ele foi apoiado como novo Presidente da Igreja.

Com a morte do Presidente Taylor, a Igreja voltou a ser Presidida pelos Doze Apóstolos. E cerca de dois anos depois a sucessão se deu com o Presidente Wilford Woodruff, que foi apoiado como o quarto Presidente da Igreja.

Veja que entre o chamado de um presidente da Igreja e outro havia um grande intervalo de tempo - anos! Mas isso estava para mudar...

Quando o Presidente Wilford Woodruff faleceu, os Doze assumiram a Presidência novamente. Entretanto, um fato importante aconteceu com o Presidente Lorenzo Snow após receber a notícia da morte do profeta Woodruff:

“Enquanto caminhava por um dos corredores do templo, ele viu diante de si, parado acima do chão, o Salvador do mundo. Foi-lhe dito que seria o sucessor do Presidente Woodruff. Ele foi (...) instruído a “prosseguir avante sem demora e a reorganizar imediatamente a Primeira Presidência da Igreja, sem esperar tanto tempo quanto havia sido feito na morte dos presidentes anteriores” (História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pg. 452)
A Primeira Presidência, portanto, foi reorganizada sem demora. Assim, a partir desta sucessão a reorganização da Primeira Presidência ocorre geralmente uma semana após a morte do Presidente da Igreja.

O Presidente Boyd K. Packer explicou como foi a sucessão do Presidente Gordon B. Hinckley para o Presidente Thomas S. Monson. Ele disse:
"Pouco depois do falecimento do Presidente Gordon B. Hinckley, os 14 homens — os Apóstolos — que haviam recebido as chaves do reino reuniram-se na sala superior do templo para reorganizar a Primeira Presidência da Igreja. Não houve qualquer dúvida sobre o que fazer, não houve hesitação alguma. Sabíamos que o Apóstolo mais antigo seria o Presidente da Igreja e, naquela sagrada reunião, Thomas Spencer Monson foi apoiado pelo Quórum dos Doze Apóstolos como Presidente da Igreja. Ele escolheu então seus conselheiros. Assim como o Presidente Monson, seus conselheiros foram apoiados, os três membros da Primeira Presidência foram ordenados e foi-lhes conferida autoridade. O Presidente Monson recebeu a autoridade específica para exercer todas as chaves do sacerdócio. Como prescrevem as escrituras, ele é o único homem na Terra que tem o direito de exercer todas as chaves. Porém, todos nós, como Apóstolos, as possuímos. Há um homem entre nós chamado e ordenado que se torna o Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O homem que ocupa essa posição há anos vem sendo apoiado como profeta, vidente e revelador." ("Os Doze", Conferência Geral abril, de 2008)
O Presidente Thomas S. Monson era o décimo sexto presidente da Igreja. Agora o Presidente Russell M. Nelson se tornará o décimo sétimo presidente da Igreja. Em abril de 2018 participaremos de uma Assembleia Solene, tendo o privilégio de apoiá-lo como novo Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Veja um vídeo sobre esse tema:




Saiba mais sobre a sucessão dos apóstolos e presidentes da Igreja aqui

Saiba mais sobre os Doze Apóstolos e seu chamado como profetas, videntes e reveladores: "Os Doze", Conferência Geral, abril de 2008

Saiba mais sobre a Sucessão no site oficial Sala de Imprensa



Comentários

  1. gostei muito da explicação como é eleito o novo presidente, embora eu já soubesse,nas ainda há muitos Membros que não sabem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mórmons são testemunhas de Jeová?

Os mórmons são polígamos? Eles casam com mais de uma mulher?

O que é Liahona?