Gálatas 1:8 prova que os mórmons estão errados?

O versículo 8 de capítulo 1 de Gálatas vem sendo repetidamente usado contra os membros da Igreja. Eis o versículo:

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Para algumas pessoas Paulo está dizendo que mesmo que um anjo apareça - se trazer um evangelho diferente do que ele estava ensinando deveria ser considerado anátema, ou seja, maldição. Nisso concordamos totalmente, afinal, Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre - e a plenitude do seu Evangelho é a mesma sempre.

Mas algumas pessoas dizem que o Livro de Mórmon, que foi traduzido por Joseph Smith após ser descoberto por meio de instrução angelical, e que tem como subtítulo “outro testamento de Jesus Cristo” cumpre literalmente as palavras de Paulo - e deve ser recusado como “anátema”.

Mas essa interpretação é falaciosa.

Primeiro porque o significado óbvio das palavras precisa ser distorcido para se acreditar nisso. Nós membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditamos no mesmo evangelho que Paulo ensinou, não acreditamos num outro evangelho! Joseph Smith ensinou o mesmo evangelho de Paulo, que é o mesmo evangelho de Cristo - que é o único Evangelho verdadeiro.



Essa palavra “evangelho” significa “boas novas”, as boas novas de salvação - significa que Cristo morreu e viveu por nós e que por meio da fé em Jesus Cristo, arrependimento, batismo por imersão para remissão dos pecados, dom do Espírito Santo e perseverança até o fim seremos salvos. Se você comparar a mensagem de Paulo com a dos missionários mórmons verá que são plenamente compatíveis! Trata-se da mesma mensagem de esperança! O mesmo teste pode ser feito com o Livro de Mórmon e a Bíblia - possuem as mesmas “boas-novas de salvação”.

Veja que o Livro de Mórmon é uma testemunha adicional do mesmo evangelho pregado na Bíblia. Ele não é “outro evangelho”, mas “outro testamento”.  Testamento significa, neste contexto, um registro que atesta, que demonstra a verdade sobre algo ou alguém.

Agora deixa eu explicar o contexto do versículo citado.

Gálatas é um livro da Bíblia - uma carta de Paulo para os membros da Igreja que viviam na Turquia Central. Os santos de lá estavam enfrentando um problema que era muito comum naquela época. Muitos judeus que tinham-se convertido ao cristianismo ainda praticavam certas partes da lei de Moisés e insistiam que os conversos gentios também deveriam segui-las para tornarem-se membros da Igreja. Mas Paulo mostra que não é assim. Eles não estavam compreendendo que a lei menor destinava-se a treinar e preparar o povo para aceitarem a plenitude do evangelho, que Adão, Abraão e próprio Moisés possuíam. Paulo escreveu aos gálatas para incentiva-los a viver plenamente o evangelho e não se aterem à lei de Moisés e às tradições judaicas. E se mesmo um anjo aparecesse para dizer o contrário, não deveriam aceitar.

Agora, qual o evangelho ensinado por Paulo? O que ele ensinou na epístola de Gálatas? E o que ele ensinou é contrário ao que é ensinado no Livro de Mórmon - “outro testamento de Jesus Cristo”, que foi anunciado por um anjo? Vejamos!

Paulo ensinou, entre outras coisas, o seguinte:

  • A obediência à lei não pode salvar-nos porque ninguém consegue viver perfeitamente a lei (Gálatas 2:16). O Livro de Mórmon ensina o mesmo: “E os homens são ensinados suficientemente para distinguirem o bem do mal. E a lei é dada aos homens. E pela lei nenhuma carne é justificada; ou seja, pela lei os homens são rejeitados. (...) Portanto, a redenção nos vem por intermédio do Santo Messias; porque ele é cheio de graça e verdade.” (2 Néfi 2:5-6)
  • A retidão só é alcançada por meio da fé em Jesus Cristo. Ele nos ajuda a vencer o pecado; não podemos ser justos por nós mesmos (Gálatas 2:16–21). O Livro de Mórmon ensina o mesmo: “E sob esse nome [Jesus Cristo] vós sois libertados e não há qualquer outro nome por meio do qual podeis ser libertados. Não há qualquer outro nome pelo qual seja concedida a salvação; quisera, portanto, que tomásseis sobre vós o nome de Cristo, todos vós que haveis feito convênio com Deus de serdes obedientes até o fim de vossa vida.” (Mosias 5:8)
  • Ao tornar-nos filhos e filhas de Deus, também nos tornamos herdeiros de Deus por meio de Jesus Cristo (Gálatas 3). O Livro de Mórmon também fala que podemos chegar a nos tornar “um, os filhos de Cristo e herdeiros do reino de Deus” (4 Néfi 1:17, ver também Mosias 15:11)
  • Viver próximo ao Espírito pode ajudar-nos a resistir melhor aos pecados da carne (Gálatas 5). O Livro de Mórmon também ensina isso, pois diz que o “Espírito do Senhor Onipotente” tem poder para efetuar “uma vigorosa mudança” de coração, “de modo que não [teremos] mais disposição para praticar o mal, mas, sim, de fazer o bem continuamente” (Mosias 5:2)

Como se percebe as palavras de Paulo, que são as palavras de Cristo, estão em perfeita harmonia com as palavras do Livro de Mórmon, que também são as palavras de Cristo. Só há um evangelho. Jesus disse que tinha outras ovelhas que não eram da Palestina (João 10:16). Ele as visitou (3 Néfi 15) - mas ensinou o mesmo evangelho - para que houve um pastor sobre toda Terra.


Saiba mais:

"O milagre da Bíblia Sagrada" - Élder M. Russell Ballard - Conferência Geral abril de 20017

"Proclamar o Evangelho" - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Wilford Woodruff - Capítulo 9

Veja o vídeo





Comentários

  1. Esse versículo na verdade é uma profecia sobre o islamismo. Hoje em dia é considerado politicamente incorreto falar pejorativamente do islamismo, mas a história por si mostra o que é essa religião.

    A religião é baseada nessa escritura. Maomé alega que o anjo gabriel teria vindo até ele e dado os Corão.

    Ou seja, um "anjo" trazendo um outro "evangelho" que nada mais é do que uma anathema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mórmons são testemunhas de Jeová?

Os mórmons são polígamos? Eles casam com mais de uma mulher?

O que é Liahona?