O que os Mórmons fazem nos Templos?

O Templo é literalmente a Casa de Deus. Difere de uma capela, que seria comparável a uma sinagoga ou catedral.



O Templo é um lugar especial, um lugar reservado para aqueles que se preparam. Essa preparação inclui maturidade espiritual que é confirmada por duas entrevistas - uma com o bispo e outra com o Presidente de Estaca - dois líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Quando a pessoa esta apta para entrar no Templo (tendo sido batizada e vivendo os mandamentos - como Palavra de Sabedoria, Dia do Senhor, Dízimo e outros), ela recebe uma recomendação para entrar.

O Presidente Russell M. Nelson, que é o profeta de Deus hoje, ensinou que
“toda atividade, toda aula, tudo que fazemos na Igreja visa ao Senhor e à Sua casa santa. Nosso empenho de proclamar o evangelho, aperfeiçoar os santos e redimir os mortos, tudo isso nos conduz ao templo. Todo templo santo é um símbolo de nossa condição de membros da Igreja, um sinal de nossa fé na vida após a morte e um passo sagrado rumo à glória eterna, para nós e nossa família” (“Preparação pessoal para as bênçãos do templo”, A Liahona, julho de 2001).
As coisas que acontecem dentro do Templo são muito sagradas, e por isso os membros da Igreja não comentam muito sobre o que se passa lá.

Tudo no Templo nos convida a refletir sobre Deus e o sacrifício de Jesus Cristo por nós. No Templo fazemos convênios com Deus de sermos fiéis. E temos a oportunidade de receber bênçãos que não são concedidas em outro lugar. Uma delas é o selamento da família para toda eternidade. Por meio da autoridade do sacerdócio uma cerimônia sagrada, dentro de um Templo, pode ser realizada - unindo o casal e os filhos para além da morte.

Existem mais de 140 Templos no mundo. Todos são lugares de adoração muito especiais. Eles são belos por dentro e por fora pois são oferecidos ao Senhor do Universo e representam a perfeição divina.

As pessoas trocam suas roupas ao chegarem no Templo - e todos usam branco, simbolizando tanto a pureza quanto a igualdade. O Templo tem outros símbolos que nos convidam a aprender mais sobre Jesus e Seu Evangelho. De fato, não há professores no Templo. A doutrina é apresentada por meio de vídeo, som e texto - mas o verdadeiro professor é o Espírito Santo. Daí a necessidade de cada pessoa buscar uma conexão mais profunda com a divindade, e voltar ao Templo constantemente para aprender mais.

Existe uma atmosfera de grande reverência no Templo, de modo que as pessoas evitam até mesmo falar - mas caso necessário, sussurram.

As salas no Templo e as obras de arte são planejadas para que ponderemos o Plano de Salvação. Podemos refletir sobre nossa jornada antes desta vida, nesta Terra e sobre as bênçãos que virão caso sejamos fiéis.

Todas as ordenanças podem ser realizadas dentro do Templo, inclusive para pessoas que já faleceram. Esse é um ponto muito importante da doutrina da Igreja. E teremos um artigo sobre esse tema.

Mas o que acontece lá nada tem de diabólico ou obscuro - como alguns querem fazer crer. Também não tem nada relacionado com a maçonaria ou bruxaria. Tudo é muito belo e profundo. Os ensinamentos e convênios procuram elevar e inspirar. Você precisa ir e ver por si mesmo. É uma experiência única.

Uma das ordenanças do Templo é a Investidura. Nela os membros fazem convênios específicos com o Senhor:
"Tais convênios incluem obedecer a Deus e guardar Seus mandamentos, viver o evangelho de Jesus Cristo, manter-se moralmente puro e virtuoso e dedicar seu tempo e talentos a serviço do Senhor. Deus, por sua vez, promete bênçãos maravilhosas nesta vida e a oportunidade de voltar a viver com Ele para sempre.
Para encerrar a investidura, os participantes entram simbolicamente na presença do Senhor, ao passarem pela sala celestial. Lá [se pode] meditar, orar, descansar, ler as escrituras (...). É um lugar de paz, onde [se] encontrará consolo e orientação divina." ("Sobre a Investidura no Templo")
Todos são convidados a ir ao Templo, mas precisam se preparar, pois o Templo é dedicado a Deus e precisa permanecer puro. Antes, porém, da dedicação, uma Casa Aberta convida todas as pessoas, independentemente da crença, a visitarem o Templo. Eu estava participando da Casa Aberta do Templo de Curitiba. Mais de 40 mil pessoas visitaram o Templo. Depois de dedicado, porém, apenas os que se qualificam podem adentrar.


Saiba mais

Templos - site oficial




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mórmons são testemunhas de Jeová?

Os mórmons são polígamos? Eles casam com mais de uma mulher?

O que é Liahona?