Quem foi Joseph Smith?

Joseph Smith é o profeta que restaurou o evangelho de Jesus Cristo em nossos dias. Ele foi o instrumento de Deus para trazer as doutrinas, ordenanças e convênios que existiam na época do Salvador e dos apóstolos, mas que foram perdidos devido a corrupção e apostasia dos homens.



Joseph Smith nasceu em 23 de dezembro de 1805 no interior do Estado de Nova York, nos Estados Unidos. Ele foi assassinado em 27 junho de 1844, com 38 anos. Foi escrito sobre ele:
"Joseph Smith, o Profeta e Vidente do Senhor, com exceção apenas de Jesus, fez mais pela salvação dos homens neste mundo do que qualquer outro homem que jamais viveu nele. (...).Viveu grandiosamente e morreu grandiosamente aos olhos de Deus e de seu povo; e como a maior parte dos ungidos do Senhor na antiguidade, selou sua missão e suas obras com o próprio sangue" (D&C 135:3)
Quanto bem jovem, Joseph queria saber qual caminho devia seguir. Ao refletir sobre as grandes perguntas da alma, e pesquisar as muitas crenças religiosas, leu na Bíblia que deveria perguntar a Deus, qual de todas as igrejas era a verdadeira. A resposta a esta pergunta culminou na Restauração do Evangelho. Nós chamamos este evento especial de a Primeira Visão.
"Deus, o Pai e Seu Filho Jesus Cristo lhe apareceram, ensinando-lhe mais sobre a natureza de Deus do que havia sido conhecido por muitos séculos. Profetas e apóstolos antigos concederam o sacerdócio sagrado a Joseph, fazendo com que ele se tornasse uma nova e autorizada testemunha de Deus nesta última dispensação. Uma incomparável efusão de conhecimento e doutrina foi revelada por meio do Profeta, inclusive o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor. Por meio dele, a verdadeira Igreja do Senhor foi novamente organizada na Terra." ("Vida e Ministério de Joseph Smith", Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, pg. 1).
Joseph era filho de fazendeiro, com pouca instrução formal. Humilde e desconhecido, foi, contudo, escolhido por Deus, e por meio de visões, revelações e concessão de poder do alto, realizou muitas maravilhas. Um anjo lhe disse que seu "nome seria considerado bom e mau entre todas as nações, tribos e línguas" (Joseph Smith - História 1:33).

Essa profecia se cumpre cada vez mais com advento da internet. Muitas informações sobre o Profeta são absolutamente falsas, outras são meias-verdades e outras são verdadeiras, mas apresentadas fora de um contexto adequado - o que distorce a realidade. Devemos tomar cuidado com as muitas informações que nos chegam, e procurar fontes honestas, dentro e fora da Igreja. Neste esforço, nenhuma fonte é mais segura do que a revelação espiritual pelo Espírito Santo - que ensina a verdade de todas as coisas (Morôni 10:5). Ao nos humilharmos perante Deus e orarmos com fé podemos saber se Ele escolheu ou não Joseph Smith. Sobre a obtenção de um testemunho do Profeta, o Elder Neil L. Andersen, dos Doze Apóstolos, disse:
"O testemunho acerca do Profeta Joseph Smith poderá vir de maneira diversa para cada um. Poderá vir ao nos ajoelharmos em oração para pedir a Deus que nos confirme se ele foi mesmo um profeta. Poderá vir ao lermos o relato do Profeta sobre a Primeira Visão. O testemunho poderá se destilar sobre nossa alma ao lermos o Livro de Mórmon repetidamente. Poderá vir quando prestamos testemunho do Profeta ou quando estamos no templo e percebemos que, por meio de Joseph Smith, o poder selador foi restaurado na Terra. Com fé e real intenção, nosso testemunho do Profeta Joseph Smith se fortalecerá. O constante lançamento de balões de água das arquibancadas pode ocasionalmente deixá-lo molhado, mas ele jamais, jamais deve apagar o fogo de sua fé." ("Joseph Smith", Conferência Geral outubro de 2014)
A obra iniciada por meio de Joseph Smith continua a crescer - o Senhor disse que pelos frutos conhecemos os profetas (Mateus 7:19-20). Sendo os frutos bons tão abundantes, a árvore só pode ser boa também.

Pessoas que conviveram com Joseph Smith falaram sobre ele, sua aparência, sua vida e seu ministério.

Brigham Young, o segundo Presidente da Igreja disse:
“Tenho vontade de gritar, aleluia, toda vez que penso que conheci Joseph Smith, o Profeta que o Senhor ergueu e ordenou, a quem Ele deu as chaves e o poder para edificar o reino de Deus na Terra e apoiá-lo.” (Deseret News, 31 de outubro de 1855, pg. 268)
Parley P. Pratt, um membro do Quórum dos Doze Apóstolos de 1835 a 1857 disse:
“O Presidente Joseph Smith era pessoalmente alto e bem constituído, forte e ativo; tinha a pele clara, cabelos claros, olhos azuis, pouca barba e uma expressão que lhe era muito peculiar. (…) Seu rosto era sempre afável, de feições suaves, irradiando inteligência e benevolência; isso tudo mesclado a um olhar interessado e um sorriso natural ou de alegria, inteiramente isento de qualquer reserva ou afetada seriedade; e havia algo em seu olhar sereno, firme e penetrante, como se ele quisesse penetrar o mais profundo abismo do coração humano, contemplar a eternidade, penetrar os céus e compreender todos os mundos. Ele possuía uma nobre ousadia e independência de caráter; seus modos eram afáveis e familiares; sua repreensão, terrível como a do leão; sua benevolência, ilimitada como o oceano; sua inteligência, universal” (Autobiography of Parley P. Pratt, comp. Parley P. Pratt Jr. (1938), pg. 45–46)
John Needham, um antigo converso inglês disse:
“Joseph Smith era um grande homem, um homem de princípios, um homem franco e honesto; não era um sujeito falsamente piedoso, muito pelo contrário. Na verdade, alguns caíram por ele ser um homem tão franco, direto e alegre, mas isso me fazia amá-lo ainda mais” (Carta de John Needham para seus pais, 7 de julho de 1843, Nauvoo, Illinois, publicada em Millennial Star, outubro de 1843, p. 89).
Existem muitos outros relatos sobre pessoas que o conheceram pessoalmente e vou deixar um link mais abaixo para você ler, se desejar.

Eu sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus. Eu sei que ele foi uma testemunha especial do nome de Jesus Cristo, a quem ele amava e adorava. Os mórmons não adoram o Profeta Joseph Smith, mas o louvam por sua obra especial, por sua dignidade, fé e boas obras. Graças ao Profeta da Restauração temos acesso a doutrinas como a verdadeira natureza da Trindade, temos o Livro de Mórmon e muitas outras escrituras, temos os Templos - onde as famílias podem se tornar unidas pra sempre. Sei que Ele foi um grande homem, e sou grato por sua vida exemplar.

Saiba mais


Ele Era um Profeta de Deus”: Contemporâneos de Joseph Smith Prestam Testemunho de Sua Missão Profética," Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, (2007), pg. 517

"Vida e Ministério de Joseph Smith" Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, (2007)

"Joseph Smith", Elder Neil L. Andersen,  Conferência Geral outubro de 2014





Veja um filme sobre a vida do Profeta Joseph Smith:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mórmons são testemunhas de Jeová?

Os mórmons são polígamos? Eles casam com mais de uma mulher?

O que é Liahona?