O que é uma Conferência Geral?

A cada seis meses 16 milhões de mórmons se reúnem para uma Conferência Geral.

Uma Conferência Geral é uma reunião formal da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É uma ocasião para os membros e os amigos da Igreja ouvirem os ensinamentos dos profetas e líderes gerais da Igreja.



A Conferência acontece no primeiro final de semana de abril e de outubro de cada ano. Durante a Conferência são apoiados por voto os líderes gerais da Igreja, transmitidos anúncios e ministrado ensinamentos.

A Conferência é dirigida por um membro da Primeira Presidência e presidida pelo Profeta, o Presidente Russell M. Nelson.

Ela acontece no Centro de Conferências – um grande auditório com capacidade para 21 mil pessoas – em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos. Todavia, o evento é transmitido pela internet, por satélite, por rádio e televisão.

97% da Igreja pode ouvir estas mensagens em seu próprio idioma, pois há tradução simultânea das mensagens. Milhões de membros em 197 países assistem a esta conferência em 95 idiomas. Em apenas dois ou três dias após as sessões, as mensagens da Conferência aparecem no site LDS.org em inglês, e dentro de uma semana, elas são disponibilizadas em 52 idiomas. Em algumas semanas as mensagens são impressas na revista A Liahona.

O Elder Robert D. Hales, que serviu como um dos Apóstolos da Igreja, contou como surgiram as conferências e como os oradores se preparam:
“As conferências sempre fizeram parte da Igreja verdadeira de Jesus Cristo. Adão reuniu sua posteridade e profetizou a respeito de coisas que estavam por vir. Moisés reuniu os filhos de Israel e lhes ensinou os mandamentos que havia recebido. O Salvador ensinou multidões reunidas tanto na Terra Santa quanto no continente americano. Pedro reuniu crentes em Jerusalém. A primeira conferência geral destes últimos dias foi realizada apenas dois meses depois que a Igreja foi organizada e as conferências continuam até o dia de hoje.
Essas conferências sempre são realizadas sob a direção do Senhor e guiadas por Seu Espírito. Como oradores, não nos é designado um tópico específico. Ao longo de semanas e meses, com frequência em noites de insônia, esperamos no Senhor. Por meio de jejum, oração, estudo e reflexão, ficamos sabendo a mensagem que Ele quer que transmitamos.” ("Conferência Geral: Fortalecer a Fé e o Testemunho", Conferência Geral, outubro de 2013)
Eu gosto muito das Conferências Gerais. Existe uma intensidade e poder nas Conferências que não se sente em outras ocasiões.

Estudando as escrituras percebi que um poder ímpar se manifestou na Conferência dos nefitas, na época do Rei Benjamim (Mosias 2-6); uma instrução divina singular foi dada quando Cristo se reuniu em Conferência, após sua ressurreição, com mais de 500 discipulos (I Coríntios 15:6); e um espírito de revelação especial conduziu a primeira Conferência desta dispensação (D&C 20).

Parece que devido a fé concentrada dos muitos santos congregados, Deus pode fazer certas maravilhas que não seriam possíveis em uma reunião ordinária. Em resumo, talvez haja certas bênçãos do alto disponíveis apenas para os que cumprem o mandamento de se reunir em Conferência (D&C 107:53-57, 124:88, 125:2)

Além disso, é nas Conferências que podemos sinalizar apoio para nossos líderes, votar as doutrinas da Igreja (Declaração Oficial 1 e 2) e aprender melhor nosso deveres. Essas são dádivas especiais.

Te convido a participar da próxima Conferência Geral. É muito simples. Você pode ir para uma capela da Igreja que transmitirá as sessões ou pode assistir pela internet de seu computador ou smartphone. Basta acessar o site da Igreja clicando aqui, ou no youtube.


Saiba mais

Conferência Geral: Fortalecer a Fé e o Testemunho", Elder Robert D. Hales, Conferência Geral, outubro de 2013

"As Bênçãos da Conferência Geral", Elder Paul V. Johnson, Conferência Geral outubro de 2015



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mórmons são testemunhas de Jeová?

Os mórmons são polígamos? Eles casam com mais de uma mulher?

O que é Liahona?