O que os mórmons pensam sobre Cristo?

Essa é a melhor pergunta já feita! E minha dificuldade aqui vai ser escrever pouco a respeito! Afinal, nós mórmons, "falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo e escrevemos [sobre Cristo]" (2 Néfi 25:26).



O nome da Igreja não é Igreja Mórmon, mas Igreja de JESUS CRISTO dos Santos dos Últimos Dias! Cristo está no centro de tudo - é por isso que um certo professor de religião e filosofia não-mórmon, ao conhecer mais sobre nós, disse:
"Mormonismo está obcecado por Cristo, e tudo o que ele ensina é destinado a despertar, estimular e expandir a fé Nele" [1]
De fato, amamos Cristo e sabemos "que nenhuma carne pode habitar na presença de Deus a menos que seja por meio dos méritos e misericórdia e graça do Santo Messias, que dá a sua vida, segundo a carne, e toma-a novamente pelo poder do Espírito, para poder efetuar a ressurreição dos mortos" (2 Néfi 2:8).

Jesus Cristo para nós desempenha diversos papéis no Plano de Salvação - e só poderei dar um resumo aqui.

1- Jesus Cristo é o filho primogênito de Deus, e foi escolhido antes de nascer para ser nosso Salvador. Paulo disse que Jesus Cristo era "o primogênito de toda a criação" (Colossenses 1:15). Ele foi o primeiro a nascer espiritualmente de Deus, e sempre foi obediente. Ele se apresentou voluntariamente para vir a Terra e tornar-se nosso Salvador (Abraão 3:27).

2- Jesus Cristo é o Criador do mundo. Deus, o Pai, disse: “E mundos incontáveis criei (…) e criei-os por meio do Filho, o qual é meu Unigênito” (Moisés 1:33). Jesus Cristo estava no princípio com Deus, era o Filho de Deus e "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" - inclusive o mundo (João 1:2-3, 10). O "Filho amado", " é "o primogênito de toda criatura. Porque por ele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis" (Colossenses 1:12–17).

3- Jesus Cristo é Jeová, o Deus de Adão, Enoque, Abraão, Moisés e de povo de Israel. Jesus Cristo afirmou ser Jeová (João 8:52–53, 56–59,  Êxodo 6:3,  Abraão 1:16, D&C 110:3-4). O Elder Bruce R. McConkie explicou sobre isso:
"Essa é a declaração de divindade mais direta e sem rodeios que alguém já fez ou que poderia fazer. ‘Antes que Abraão existisse, eu era Jeová’. Ou seja: ‘Eu sou o Deus Todo-Poderoso, o Grande Eu Sou. Eu sou o que não foi criado, o Eterno. Eu sou o Deus de seus pais. Meu nome é: EU SOU O QUE SOU’” [Bruce R. McConkie, Doctrinal New Testament Commentary, 3 vols.,1965–1973, vol. 1, p. 464].
Foi Jesus, como Jeová, que apareceu e guiou os profetas e santos do passado. O Presidente Joseph Fielding Smith disse:
“Desde a queda, toda revelação tem sido feita por intermédio de Jesus Cristo, que é o Jeová do Velho Testamento. (…) o Pai [Eloim] nunca tratou direta e pessoalmente com o homem, e nunca Se mostrou, exceto para apresentar e prestar testemunho do Filho” (Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, 3 vols., 1954–1956, vol. I, p. 29).

4- Jesus Cristo é o unigênito do Pai. Jesus era filho literal de Deus, na carne, daí ser unigênito ou único. O Elder James e. Talmage disse:
“Aquela criança que nasceria de Maria [fora] gerada por Eloim, o Pai Eterno, não em violação da lei natural, mas de acordo com uma superior manifestação dela; (…). Em sua natureza, iriam combinar-se os poderes da Divindade com a[s] aptid[ões] e possibilidades do estado mortal; e isso através da operação comum da lei fundamental de hereditariedade, declarada por Deus, demonstrada pela ciência e admitida pela filosofia — pela qual todos os seres se propagam segundo sua própria espécie. O menino Jesus deveria herdar os traços físicos, mentais e espirituais, tendências e poderes que caracterizavam Seus pais, um deles imortal e glorificado — Deus — e o outro humano — uma mulher (Jesus, o Cristo, 1998, p. 78).
O fato de Jesus Cristo ter atributos de Deus o Pai o capacitou para realizar sua missão, que de outro modo não seria possível (João 1:14, 1 João 4:9, Moisés 1:6)

5- Jesus Cristo ministrou e estabeleceu uma Igreja. O ministério mortal do Senhor durou três anos, nos quais ele realizou muitos milagres e estabeleceu sua Igreja, chamando apóstolos. Seus ensinamentos na mortalidade estão registrados nos quatro primeiros livros do Novo Testamento. A influencia de sua vida mortal mudou a História do mundo. Muito do que Ele realizou estava profetizado (Mosias 3:5-10, Isaías 53) - e Ele cumpriu tudo perfeitamente.

6- Jesus Cristo realizou a Expiação. Jesus Cristo “veio ao mundo (…) para ser crucificado pelo mundo, para tomar sobre si os pecados do mundo, e para santificar o mundo e purificá-lo de toda a iniquidade, para que por intermédio dele fossem salvos” (D&C 76:41–42). O grande sacrifício que fez para pagar por nossos pecados e sobrepujar a morte chama-se Expiação. É o acontecimento mais importante que já ocorreu na história da humanidade. “Porque, de acordo com o grande plano do Deus Eterno, deverá haver uma expiação; do contrário, toda a humanidade inevitavelmente perecerá; (…) sim, todos estão decaídos e perdidos e hão de perecer, a não ser que seja pela expiação” (Alma 34:9).

Assim Cristo venceu as consequências da Queda de Adão e Eva. Graças ao sacrífico que Ele realizou - começando no Monte da Oliveiras, passando pela Cruz do Calvário e terminando na vitoriosa ressurreição com a tumba vazia - todos os homens terão um corpo ressurreto. Todos também serão julgados - e, caso tenham seguido o exemplo de Cristo, se arrependido e perseverado (exercendo fé Nele, mudando suas vidas, sendo batizados, recebendo o dom do Espírito Santo e sendo fiéis a todos os convênios) - terão a vida eterna.

7- Jesus Cristo apareceu a outros povos e os ensinou. Quando estava em Jerusalém, Jesus disse: "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor" (João 10:16). Ele pessoalmente visitou essa "outras ovelhas", pois há um Pastor sobre toda Terra (3 Néfi 15:17-21)

8- Jesus Cristo apareceu a Joseph Smith e outros profetas modernos. O Profeta Joseph Smith disse:
"E agora, depois dos muitos testemunhos que se prestaram dele, este é o testemunho, último de todos, que nós damos dele: Que ele vive!
Porque o vimos, sim, à direita de Deus; e ouvimos a voz testificando que ele é o Unigênito do Pai —
Que por ele e por meio dele e dele os mundos são e foram criados; e seus habitantes são filhos e filhas gerados para Deus." (D&C 76:22-24)
Jesus apareceu ao Profeta Joseph Smith, e também a outros santos e profetas - e garantiu que no devido tempo "toda alma que abandonar os seus pecados e vier a mim, e invocar o meu nome, e obedecer à minha voz, e guardar os meus mandamentos verá a minha face e saberá que eu sou" (D&C 93:1). Esse testemunho especial é dado aos profetas e apóstolos.

9- Jesus Cristo guia sua Igreja hoje. O Presidente Hnery B. Eyring, segundo conselheiro na Primeira Presidência, disse que "Jesus Cristo é o Cabeça da Igreja em toda a Terra." Ele também disse:
"[É] preciso ter fé para acreditar que o Senhor ressuscitado cuida dos detalhes diários de Seu reino. É preciso ter fé para acreditar que Ele chama pessoas imperfeitas para cargos de confiança. É preciso ter fé para acreditar que Ele conhece perfeitamente as pessoas a quem Ele chama, tanto sua capacidade como seu potencial e, assim, não comete erros em Seus chamados. (...) Presto-lhes meu solene e alegre testemunho de que o Senhor Jesus Cristo está no comando. Ele dirige Sua Igreja e Seus servos." ("O Senhor dirige sua Igreja hoje", Conferência Geral outubro de 2017)

10- Jesus Cristo voltará a Terra e reinará. Quando Jesus Cristo ascendeu aos céus no final de Seu ministério mortal, dois anjos declararam aos Seus Apóstolos: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1:11). Desde aquela época, os crentes aguardam a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Quando Ele voltar destruirá os iníquos, prenderá o diabo e reinará pessoalmente (D&C 45:57–59, Lucas 21:34-36, II Pedro 3:10-14, D&C 133:42-52). A paz sera abundante. Não sabemos a época em que Ele voltará, mas os sinais de que sua vinda está próxima estão em toda parte. Teremos um artigo especialmente sobre isso em breve.

11- Sem Jesus Cristo não existe salvação e exaltação. Graças a Ele somos salvos da morte física (por meio da ressurreição) e espiritual (por meio do nosso arrependimento e do perdão de Deus). Graças a Ele somos levados a julgamento. Graças a Ele herdaremos uma das mutias moradas de Deus - e os fiéis o terão como advogado, e poderão herdar a vida eterna, se tornando semelhante a Ele.


Eu amo Jesus Cristo. Eu sei que Ele é o Senhor e Salvador. Eu testifico da realidade de seu ministério pré-mortal, mortal e pós-mortal. Ele vive hoje, e dirige Sua Igreja. Eu sou um de seus discipulos, e sou grato por isso. Termino com um de meus hinos preferidos:

Eu quero ser como Cristo,
Seguindo seus passos vou,
Eu quero amar a todos
Tal como Ele sempre amou
Às vezes eu fico tentado a fazer
Uma coisa errada mas a minha consciência diz:

“Ame a seu próximo como Jesus
Ama você e seus passos conduz.
Gentil e bondoso você deve ser
E o exemplo de Cristo aprender.”

2. Eu quero viver servindo,
Meu próximo quero amar,
Espero o dia lindo
Em que meu Jesus voltar
Eu tento lembrar as lições que deixou
E o Espírito Santo entra em meu pensamento e diz:

“Ame a seu próximo como Jesus
Ama você e seus passos conduz.
Gentil e bondoso você deve ser
E o exemplo de Cristo eu der.

( "Eu quero ser como Cristo", Letra e Música: Janice Kapp Perry, n. 1938)

Saiba mais

"O Cristo Vivo: o Testemunho dos Apóstolos", lds.org

"A Expiação", Princípios do Evangelho, Capítulo 12

"Jesus Cristo", Tópicos do Evangelho, lds.org

Notas

[1] Stephen H. Webb, professor de religião e filosofia na Wabash College em http://www.ldsliving.com/topics/mormon-life, leia o artigo traduzido: "Professor de religião não-mórmon diz: os mórmons são obcecados por Cristo" no osmormons.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mórmons são testemunhas de Jeová?

Os mórmons são polígamos? Eles casam com mais de uma mulher?

O que é Liahona?