Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2018

O que é Liahona?

Imagem
Liahona é um termo do Livro de Mórmon que significa “bússola” ou “guia”. Também é o nome de uma revista mensal da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, onde recebemos mensagens dos líderes da Igreja, notícias e artigos de fé. Primeiro eu vou falar para vocês sobre o objeto do Livro de Mórmon. Quando o profeta Leí deixou Jerusalém com a sua família, por ordem do Senhor, receberam de Deus uma espécie de bússola, que iria conduzi-los para uma terra prometida. A Liahona milagrosamente apareceu numa manhã no acampamento da família de Leí. Lemos o relato de Néfi, filho de Leí: “E aconteceu que meu pai se levantou pela manhã e, saindo à porta da tenda, notou, com grande espanto, que havia no chão uma esfera esmeradamente trabalhada; e era feita de latão puro. E no seu interior havia duas agulhas; e uma delas indicava-nos o caminho a seguir no deserto. (...) E aconteceu que eu, Néfi, vi os ponteiros que estavam na esfera e eles moviam-se conforme a fé e a diligência e a

Os diferentes relatos da Primeira Visão são contraditórios?

Imagem
Joseph Smith é o Profeta da Restauração. Por meio dele verdade do evangelho de Jesus Cristo que estavam perdidas foram trazidas à luz, e novas escrituras e mandamentos reservados aos nossos últimos dias foram dados. Tudo isso começou quando Joseph era um menino de 14 para 15 anos, e desejava ardentemente saber qual das muitas igrejas instaladas onde ele vivia eram verdadeiras. Ele leu Tiago 1:5 na Bíblia - que incentiva todos a buscarem respostas por meio de questionamento à Deus - e decidiu orar. Ele foi a um bosque e derramou sua alma. Tratei sobre esse evento especial num outro artigo e vídeo . As para resumir: Deus o Pai e Jesus Cristo apareceram ao rapaz. O evento foi glorioso, mas particular. Apenas Joseph Smith estava lá - tirando, evidentemente, os seres de gloria. Joseph contou o que aconteceu várias vezes, mas apenas quatro relatos de sua Primeira Visão que se tornaram conhecidos. Além disso, seus contemporâneos registraram suas recordações do que eles ouviram Joseph dizer

O que é a Primeira Visão?

Imagem
A Primeira Visão é o nome que damos a teofania (essa palavra significa visão celestial, visão de seres espirituais, visão de Deus), que Joseph Smith teve, ao perguntar a Deus qual de todas as igrejas de sua época eram verdadeiras. Joseph Smith era um rapaz do interior dos Estados Unidos,  no começo do século XIX, que começou a refletir sobre questões muito importantes, devido a um grande fervor religioso em sua época. Ele disse: “Durante esses dias de grande alvoroço, minha mente foi levada a sérias reflexões e grande inquietação; mas embora os meus sentimentos fossem profundos e muitas vezes pungentes, ainda assim me conservei afastado de todos esses grupos, embora assistisse às suas diversas reuniões tão frequentemente quanto a ocasião me permitisse. (...) Tão grandes eram a confusão e a contenda entre as diferentes denominações, que para alguém jovem como eu, tão inexperiente em relação aos homens e às coisas, era impossível chegar a qualquer conclusão definitiva acerca de q

Os mórmons são politeístas - acreditam em muitos deuses?

Imagem
Não há dúvida sobre isso. Somos monoteístas! Todas as nossas escrituras ensinam que devemos adorar unicamente Deus. No Livro de Mórmon, por exemplo, lemos que o povo do Senhor deveria “servir a Ele, o verdadeiro e único Deus, ou seriam varridos quando sobre eles caísse a plenitude de sua ira” (Éter 2:8). Outras escrituras também ensinam a mesma coisa (João 17:3, Romanos 16:27, Judas 1:25, D&C 20:19, Moisés 1:20). Deus é o único Ser Supremo e Absoluto em quem cremos e a quem adoramos. Ele é, como ensinou o Profeta Joseph Smith, “o Grande Pai do universo”, e Ele “contempla toda a família humana com cuidado, carinho e atenção paternos” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 42). Mas os mórmons não acreditam que a Trindade - Deus, Jesus e o Espírito Santo - são seres distintos, embora unidos em propósito? Sim, nós cremos nisso. No batismo de Cristo, o Salvador estava na água, o Pai dizia do céu: “este é meu Filho Amado” e o Espírito desceu no sinal

Os mórmons são uma seita?

Imagem
Eu já ouvi bastante esse tipo de pergunta. E antes de responder, geralmente pergunto o que a pessoa entende por seita . A resposta normalmente indica que “seita” é algo maligno, obscuro, diabólico - com rituais de sangue…  Bem, se for este o significado de “seita”, é evidente que os mórmons não são uma “seita”. O nome da Igreja é  Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias . Veja, portanto, “Jesus Cristo” está no centro do título da Igreja. não somos satanistas ou diabólicos. A palavra “seita” pode ter vários significados. “Seita”  vem do latim secta, que quer dizer "secionar", "dividir", "sectar”. Uma seita seria uma ruptura, uma divisão do grupo dominante, no que tange a doutrina religiosa, bem como ideologia, sistema filosófico ou ideais políticos. Seita pode ser uma organização hostil ou descrente. Esse grupo veria a si mesmos como os mais corretos e todos os demais como corruptos. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não é

Gálatas 1:8 prova que os mórmons estão errados?

Imagem
O versículo 8 de capítulo 1 de Gálatas vem sendo repetidamente usado contra os membros da Igreja. Eis o versículo: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Para algumas pessoas Paulo está dizendo que mesmo que um anjo apareça - se trazer um evangelho diferente do que ele estava ensinando deveria ser considerado anátema, ou seja, maldição. Nisso concordamos totalmente, afinal, Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre - e a plenitude do seu Evangelho é a mesma sempre. Mas algumas pessoas dizem que o Livro de Mórmon, que foi traduzido por Joseph Smith após ser descoberto por meio de instrução angelical, e que tem como subtítulo “outro testamento de Jesus Cristo” cumpre literalmente as palavras de Paulo - e deve ser recusado como “anátema”. Mas essa interpretação é falaciosa. Primeiro porque o significado óbvio das palavras precisa ser distorcido para se acreditar nisso. Nós membros da Igreja de Jes

Os mórmons acreditam na Trindade?

Imagem
Sim! Cremos na Trindade! Nossa Primeira Regra de Fé declara: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.” Somos batizados e casados para toda eternidade na Igreja em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Cada membro da Trindade possui um papel distinto e essencial para nossa salvação (I João 5: 5-14, Morôni 2:2-3, 4:3, 5:2) Entretanto, algumas pessoas acusam os membros da Igreja de distorcerem o que as escrituras revelam sobre a Trindade. De fato, não cremos na Trindade como muitas pessoas afirmam crer - que os membros da Trindade são compostos da mesma substância, do mesmo corpo. Recebemos verdades preciosas do céu, que explicam e ampliam o que a Bíblia ensina. O conhecimento da natureza da Trindade era claro para os profetas e santos do passado: no batismo do Salvador fica evidente que os membros da Trindade são seres distintos (Mateus 3:13-17), o mesmo acontece na oração de Cristo - afinal ele não estaria orando para si mesmo, n

O Casamento Plural um dia vai voltar?

Imagem
Escrevi um artigo e fiz um vídeo sobre o casamento plural, poligamia  - que aconteceu em épocas passadas. Naquela ocasião expliquei que ter mais de uma esposa é exceção. Na maior parte das vezes Deus ordena que o homem tenha apenas uma esposa (Jacó 2:27). O Livro de Mórmon ensina que o povo de Deus “não [deveria] ter mais que uma esposa nem concubina alguma” (Jacó 3:5). E numa escritura moderna lemos: Abraão recebeu concubinas e elas geraram-lhe filhos; e isso lhe foi atribuído como sendo retidão, porque elas lhe foram dadas e ele obedeceu à minha lei; como também Isaque e Jacó nada mais fizeram do que aquilo que lhes fora ordenado; e porque nada mais fizeram do que as coisas que lhes foram ordenadas, (...) Davi também recebeu muitas esposas e concubinas, assim como Salomão e Moisés, meus servos; e também muitos outros de meus servos, desde o princípio da criação até agora; e em nada pecaram, a não ser nas coisas que não receberam de mim” (D&C 132:37-38). Veja, portanto, que em alg

Por que os mórmons fazem uma missão?

Imagem
Eu adoro responder esse tipo de pergunta! Nós, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecido como mórmon, reconhecemos o grande mandamento dado pelo Senhor Jesus Cristo antes de ascender aos céus, e está registrado em Marcos 16:15: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. O Profeta Joseph Smith, que foi o profeta que restaurou a Igreja de Cristo em nosso dias, disse: “depois de tudo o que foi dito, o maior e mais importante dever é pregar o Evangelho” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 343). Em 1974, o Presidente Spencer W. Kimball disse explicou que pregar o evangelho é um mandamento para todos os membros da Igreja. Ele disse: “Talvez a maior razão para o trabalho missionário seja proporcionar ao mundo a oportunidade de ouvir e aceitar o evangelho. As escrituras estão repletas de mandamentos, promessas, chamados e recompensas por ensinar o evangelho. Empreguei deliberadamente o termo mandamento, p

Como é escolhido o novo Presidente da Igreja?

Imagem
Com o falecimento de nosso amado Profeta, o Presidente Thomas Spencer Monson, presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um novo presidente deverá assumir o mais elevado cargo do Reino de Deus na Terra. Neste artigo explicarei como a sucessão acontece. O Presidente da Igreja é o Apóstolo Sênior – ou seja, o portador do sacerdócio que possui por mais tempo o ofício de Apóstolo. É o profeta de Deus para o mundo todo – e detêm todas as chaves necessárias para salvação da família humana. Ele é o líder máximo da Igreja, e age sob a direção e inspiração direta do Senhor Jesus Cristo. O apóstolo mais antigo em tempo de chamado (não necessariamente me idade), que hoje é o presidente do Quorum dos Doze Apóstolos, o Presidente Russell M. Nelson, será o próximo Presidente da Igreja. Não há mistério nisso. Essa é a maneira que o Senhor determinou. Não é necessário eleição, não é preciso uma revelação especial, nem mesmo é necessário voto da Igreja. E dois motivos b