Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2018

Os mórmons acreditam que podem se tornar deuses?

Imagem
Uma de nossas principais crenças como membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos  dos Últimos Dias é a de que cremos ser filhos e filhas de Deus: "Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos." ( Família: Proclamação ao Mundo ) Como filhos de Deus temos o potencial de nos tornarmos semelhantes a Ele um dia. Assim como uma criança cresce e desenvolve os atributos de seus pais, a natureza divina de Deus, em nós, pode ser desenvolvida, por meio do poder de Cristo, para tornar-nos como o Pai Celestial. Antes de prosseguir é preciso definir algumas palavras. Imortalidade é viver pra sempre. Graças a Jesus Cristo, todas as pessoas que nascem na Terra terão um corpo ressurreto e serão imortais, sejam boas ou más (1 Coríntios 15:22). Mas nem todas habitarão no mesmo lugar. Deus tem várias moradas, ou reinos, que diferem em glória (João 14:2, 1 Coríntio 15:41). Após a ressurreição, as

Joseph Smith foi maçom?

Imagem
O Profeta Joseph Smith Jr. , que viu Deus o Pai e Jesus Cristo  e que foi o instrumento de Deus para restaurar o Evangelho, foi um maçom? Sim , Joseph Smith, por um curto período de sua vida, foi um maçom. Mas o que é maçonaria? Maçonaria é uma associação de homens que, a despeito de suas religiões e posições políticas, se reúnem para aprender e exercer caridade. Ela é cerca de simbolismos - e suas reuniões normalmente são secretas. Hoje exitem várias ramificações na maçonaria - e algumas delas até podem conter elementos anti-cristãos. Mas a maçonaria tradicional - e que a existia na época de Joseph Smith não continha elementos apóstatas. Era um grupo filosófico. A palavra "maçom" vem do francês e significa "pedreiro" ou "construtor". Como outras sociedades secretas, a Maçonaria desenvolveu-se nos séculos XVI e XVII e tornou-se um refugio de ideias novas na sociedade européia, fortemente conservadora, influenciada pela Igreja Católica e pela m

Quem foi Joseph Smith?

Imagem
Joseph Smith é o profeta que restaurou o evangelho de Jesus Cristo em nossos dias. Ele foi o instrumento de Deus para trazer as doutrinas, ordenanças e convênios que existiam na época do Salvador e dos apóstolos, mas que foram perdidos devido a corrupção e apostasia dos homens. Joseph Smith nasceu em 23 de dezembro de 1805 no interior do Estado de Nova York, nos Estados Unidos. Ele foi assassinado em 27 junho de 1844, com 38 anos. Foi escrito sobre ele: "Joseph Smith, o Profeta e Vidente do Senhor, com exceção apenas de Jesus, fez mais pela salvação dos homens neste mundo do que qualquer outro homem que jamais viveu nele. (...).Viveu grandiosamente e morreu grandiosamente aos olhos de Deus e de seu povo; e como a maior parte dos ungidos do Senhor na antiguidade, selou sua missão e suas obras com o próprio sangue" (D&C 135:3) Quanto bem jovem, Joseph queria saber qual caminho devia seguir. Ao refletir sobre as grandes perguntas da alma, e pesquisar as muitas crenç

Élder Uchtdorf e Presidente Eyring foram rebaixados de seus cargos de liderança?

Imagem
Claro que não! Tanto o Élder Uchtdorf, quanto o Presidente Eyring, receberam novas designações com a reorganização da Primeira Presidência . O primeiro deixou a Primeira Presidência e o segundo não é mais o primeiro conselheiro, mas o segundo. Com o falecimento do Presidente Thomas S. Monson, o quórum da Primeira Presidência foi desfeito. Isso significa que os irmãos que serviam como conselheiros do Presidente da Igreja deixam a Primeira Presidência e voltam a suas posições no quórum dos Doze Apóstolos. E caso não fossem apóstolos (pois pode acontecer que o Profeta tenha conselheiros que não sejam membros do quórum dos Doze) voltariam a seus quóruns de origem (quórum dos Setenta ou quórum de Sumo Sacerdote na Estaca). Assim, o Presidente Henry B. Eyring, que serviu por dez anos como primeiro conselheiro do Presidente Monson retornou a sua posição original no quórum dos Doze, e o Presidente Dieter F. Uchtdorf também. Veja como o ocorre a reorganização da Primeira Presidência.

Elias já voltou? O que o retorno dele significaria?

Imagem
Elias é um profeta do Velho Testamento muito poderoso. Entre seus grandes milagres estão o poder de levantar os mortos, invocar fogo do céu, reter a chuva por mais de três anos e tornar inexaurível uma panela de farinha. Já pensou! Mas ele possuía um poder ainda maior: o poder selador - que unia famílias para toda eternidade. Elias também não provou a morte, foi transladado, ou conforme o texto da escritura: foi levado da Terra numa carruagem de fogo. Seus feitos mortais fizeram dele um dos maiores heróis da história de Israel, e o modo como foi tirado da Terra, juntamente com a profecia de Malaquias 4:5-6, faz com que as famílias judias devotas deixem um lugar para ele em cada banquete de Páscoa, antecipando seu retorno: "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição." ( Malaquias 4:5-6 )

Caim está vivo?

Imagem
Caim era filho de Adão e Eva, os primeiros humanos da Terra. Caim teve sua oferta recusada por Deus, pois a ofereceu sem fé e contrariando os mandamentos de Deus (Hebreus 11:4) [1] O pecado de Caim é muito mais grave do que parece num exame superficial. Caim "recusou o conselho maior" (Moisés 5:25), "irou-se (...) e não deu ouvidos à voz do Senhor, nem de Abel, seu irmão, que andava em santidade" (Moisés 5:26), fez um pacto secreto com Satanás para matar seu irmão e obter lucro, se tornando Maã, o pai das combinações secretas (Moisés 5:29-31), assassinou seu irmão justo (Moisés 5:32) - e gloriou-se nisto (Moisés 5:33). Por ter cometido tais pecados - inclusive o pecado imperdoável (D&C 132:27) - Caim foi chamado Perdição, sendo afastado para sempre da presença do Senhor, sem esperança alguma de salvação (Moisés 5:24 e 41). Ele também foi amaldiçoado - se tornando fugitivo e vagabundo (Moisés 5:36). O Senhor colocou um sinal em Caim para que não fosse mor

O que os Mórmons fazem nos Templos?

Imagem
O Templo é literalmente a Casa de Deus. Difere de uma capela, que seria comparável a uma sinagoga ou catedral. O Templo é um lugar especial, um lugar reservado para aqueles que se preparam. Essa preparação inclui maturidade espiritual que é confirmada por duas entrevistas - uma com o bispo e outra com o Presidente de Estaca - dois líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Quando a pessoa esta apta para entrar no Templo (tendo sido batizada e vivendo os mandamentos - como Palavra de Sabedoria, Dia do Senhor, Dízimo e outros), ela recebe uma recomendação para entrar. O Presidente Russell M. Nelson, que é o profeta de Deus hoje, ensinou que “toda atividade, toda aula, tudo que fazemos na Igreja visa ao Senhor e à Sua casa santa. Nosso empenho de proclamar o evangelho, aperfeiçoar os santos e redimir os mortos, tudo isso nos conduz ao templo. Todo templo santo é um símbolo de nossa condição de membros da Igreja, um sinal de nossa fé na vida após a morte e um

Um mórmon pode namorar e casar com alguém fora da sua Igreja?

Imagem
Uma de nossas crenças básicas é que a liberdade de escolha, o arbítrio é fundamental no Plano de Deus. Entretanto, precisamos saber que toda escolha tem consequências - e assumir a responsabilidade pelo dom da escolha. Os jovens da Igreja são aconselhados a não namorarem cedo, apenas depois dos 16 anos de idade. Geralmente o namoro é precedido de encontros. Antes de se comprometer com alguém, é recomendável que se conheça várias pessoas. O namoro dos jovens é diferente do namoro dos jovens adultos mórmons, que já estão engajados em encontrar alguém para um relacionamento sério que leve até o casamento. Esse tipo de namoro intenta verificar se existe compatibilidade, não apenas de gênios, mas de padrões. A Igreja não tem regras específicas - mas possui padrões baseados em princípios do Evangelho - que visam proteger e edificar o casal de namorados. E ai que entra nossa questão! Não é proibido namorar alguém que não seja da Igreja - temos liberdade! - mas será que os padrões

O que a Igreja Mórmon fala sobre Ideologia de Gênero?

Imagem
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecida como Igreja Mórmon, ensina que Deus ama seus filhos e "convida todos a virem a ele e a participarem de sua bondade; e não repudia quem quer que o procure, negro e branco, escravo e livre, homem e mulher; e lembra-se dos pagãos; e todos são iguais perante Deus, tanto judeus como gentios" (2 Néfi 26:33). Embora exista um convite amoroso de um Pai perfeito, os mandamentos não podem ser negligenciados. Esses mandamentos não são sugestões, são requisitos para felicidade plena. Alguns mandamentos envolvem diretamente nossa sexualidade, um aspeto muito pungente da natureza humana. A conceituação de "ideologia de gênero", seria, resumidamente, a ideia de que ninguém nasce homem ou mulher - que o sexo biológico (masculino e feminino) não define necessariamente a identidade, que os papéis sociais de "homem" e "mulher" são impostos por pressão - e exigem um teatro constante das pes

Os mórmons são evangélicos?

Imagem
Depende do que você entende por "evangélico". Aqui no Brasil os cristãos pentecostais e protestantes se identificam com o termo, por isso ele deve ser visto mais como um movimento e expressão genérico do que propriamente uma organização religiosa. O "evangélico" é alguém que (1) foca na conversão (especialmente pelo batismo do Espírito Santo), (2) recorre ao proselitismo ativista e (3) defende a santidade exclusiva da Bíblia. Os mórmons, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, até podem ser considerados evangélicos quando o termo é usado como sinônimo de cristão que crê na conversão espiritual pelo Espírito de Deus, entende a necessidade de pregar o evangelho e defende a Palavra de Deus na Bília Sagrada . Que fique claro esse ponto: somos cristãos! A Igreja Mórmon também não é evangélica quanto a origem , pois os movimentos evangélicos começam com a ruptura de uma instituição religiosa originária. A Igreja é fruto de uma restauraçã